5/05/2011

HONDA - GOLD WING 1800




Uma das motos mais confortáveis do mundo agora é também a mais segura. A Honda GL 1800 Gold Wing é a primeira motocicleta do mundo a vir, de série, com airbag, item que até então equipava somente automóveis (desde 2007). No quesito segurança, a grã-turismo da marca japonesa traz ainda sistema de freios ABS (antitravamento), mas em uma moto da categoria touring não podem faltar outros atrativos: piloto automático, muito espaço para bagagem e um motor que gosta de despejar toda a sua potência e força. Saiba como é pilotar esta motocicleta, que conta com o maior motor produzido pela Honda.

Sem sombra de dúvida a Gold Wing é uma das melhores motos do mundo para viajar, já que transmite muita segurança, conforto e desempenho. O modelo premium da Honda está equipado com um vigoroso “motorzão” de seis cilindros opostos e 1.832 cm³, que gera uma potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgm a 4.000 rpm. Traduzindo, a força do propulsor é descomunal em baixas rotações. O piloto fica, literalmente, grudado, confortavelmente, no banco nas arrancadas e também nas retomadas e acelerações mais fortes.

Se o motociclista tiver a mão pesada, a moto chega rapidamente aos 180 km/h. A transmissão final é por intermédio de eixo-cardã e o câmbio, com cinco velocidades, oferece engates bastante precisos. De quebra, a marcha a ré com acionamento elétrico serve para auxiliar nas manobras em baixa velocidade.

Outra vantagem é o baixo centro de gravidade que, aliado à ciclística, faz dela uma moto fácil de pilotar, apesar dos 383 kg e de seus 2,635 metros de comprimento. Em longas retas, a moto se mostra bastante estável. Nas curvas oferece bom ângulo de inclinação, porém o limite aparece quando as pedaleiras raspam no asfalto. O conjunto de suspensão é bastante macio e absorve bem as imperfeições do piso, mesmo com garupa e bagagem.

Para quem pensa trocar uma superesportiva pela Gold Wing vale um lembrete: o sistema de freio tem comportamento completamente diferente. Na grã-turismo, o ABS evita o travamento das rodas, enquanto o Dual CBS (Combined Brake System) distribui a frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Para quem já está habituado – ou seja, foi dono de uma CBR 1100 XX Super BlackBird –, o sistema conjugado transmite muita segurança. Na chuva, o piloto fica bem protegido por trás do pára-brisa, que tem regulagem manual de altura.
Airbag e sistema de som

Todo o conjunto do airbag pesa 11 kg e o sistema funciona por meio de uma central eletrônica, batizada de ECU (Eletronic Control Unit), responsável por analisar dados de desaceleração dos quatro sensores fixados no garfo dianteiro da moto. Da análise de desaceleração ao acionamento total da bolsa inflável - 150 l em forma de “V” - são necessários apenas 0,15 segundo. O mais importante para o motociclista é saber que o dispositivo de segurança está lá, mas que você nunca precise usá-lo.

A moto conta ainda com um conjunto de áudio. O rádio AM/FM pode armazenar 12 estações. Com tanta tecnologia embarcada, faltou um CD player; com MP3, então, já seria utopia. Com dezenas de botões de comandos, o motociclista se transforma em um verdadeiro DJ. Mas cuidado para não poder o foco, que é pilotar a motocicleta com segurança. Distração pode causar um acidente.

Como um autêntico modelo touring, a Gold Wing têm três malas rígidas que transportam 147 l de carga. O top-case, por exemplo, pode acomodar dois capacetes fechados e a abertura das travas das malas pode ser feita à distância, por meio de um controle remoto.
Concorrência

Quais são as concorrentes diretas desta grã-turismo da Honda? Uma é alemã, a outra norte-americana. A BMW K 1200 LT, fabricada em Munique, traz muita tecnologia embarcada. A BMW conta com aquecedor de manopla, de banco e encosto, rádio com disqueteira de seis CDs, piloto automático, cavalete central eletrohidráulico e computador de bordo. Na parte motriz, propulsor de quatro cilindros em linha e 1.171 cm³, que gera uma potência máxima de 116 cv a 8.000 rpm.

Já a Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide (leia o teste desta moto aqui), fabricada em Milwaukee (Wisconsin), carrega em suas suspensões o peso de uma lenda, um mito. Esta moto traz, como principais características, um enorme escudo frontal, malas rígidas, o confortável banco touring em dois níveis, rádio, piloto automático e dezenas peças cromadas. Na parte mecânica, motor Twin Cam 96 (dois cilindros em “V”) de 1.584 cm³, equipado com injeção eletrônica de combustível (ESPFI) e câmbio de seis velocidades. Além, é claro, do sistema de som idealizado pela Harman-Kardon.

As três máquinas foram feitas para motociclistas que sabem apreciar produtos exclusivos e especiais dedicados ao turismo sobre duas rodas. Por isso, o preço destas motocicletas fica em segundo plano. A BMW K 1200 LT custa R$ 109,9 mil e a Harley-Davidson Ultra Classic sai por R$ 79,9 mil. Importada dos Estados Unidos, a Gold Wing tem preço sugerido de R$ 105.529,91, base Estado de São Paulo (não inclui despesas de frete e seguro).
A saga da família Gold Wing da Honda
ANOMODELOPRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
1974 GL 1000 Motor de quatro cilindros opostos, de 999 cm³
1980 GL 1100 Motor de quatro cilindros opostos, de 1.100 cm³
1984 GL 1200 Motor de quatro cilindros opostos, de 1.182 cm³. A moto trazia novo design, mais encorpado, com pára-brisa e malas rígidas
1988 GL 1500 Motor de quatro cilindros opostos, de 1.520 cm³. O modelo passou por novo face-lift
2001 GL 1800 Motor de seis cilindros opostos, de 1.832 cm³, com transmissão por eixo-cardã e acionamento elétrico da marcha à ré, além dos freios com sistema antitravamento ABS e linhas mais arredondadas
2007 GL 1800 Moto traz o inédito sistema de airbag, que foi instalado entre o piloto e o painel de instrumentos e acima do tanque de combustível

FICHA TÉCNICA – Honda GL 1800 Gold Wing 2007

MOTOR Com seis cilindros contrapostos, quatro tempos, OHC, 12 válvulas (2 por cilindro), arrefecimento a líquido, 1.832 cm³
POTÊNCIA118 cv a 5.500 rpm
TORQUE17 kgm a 4.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
TRANSMISSÃO FINAL Eixo-cardã
CÂMBIO Cinco velocidades
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira de aro 18” e traseira de aro 16”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 130/70 R18 M/C 63H; traseiro 180/60 R16 M/C 74H
CHASSI Dupla trave de alumínio (Diamond) com comprimento de 2.635 mm; largura de 945 mm; altura de 1.455 mm, altura mínima do solo de 125 mm; entreeixos de 1.690 mm; altura do assento de 740 mm; peso a seco de 383 kg
TANQUE25 l (reserva de 4,4 l)
SUSPENSÃODianteira com garfo telescópico de 140 mm de curso; traseira biamortecida com 47 mm (Pro-link + Pro-arm)
FREIOSDianteiro com disco duplo de 296 mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo; traseiro com disco de 316 mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo
CORES Prata e preta metálicas
PREÇO R$ 105.529,91 - US$ 49.267 (base Estado de São Paulo), sem frete e seguro

Fonte: Webmotors.com

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