BMW R 1200 GS Adventure faz parte de um mercado sem crise
Praticamente idêntica ao modelo anterior, moto da BMW cresce em vendas
A BMW levou a sério demais um velho ditado: em time que está ganhando não se mexe. A R 1200 GS Adventure 2011, recém-lançada pelos alemães, é idêntica ao modelo anterior. Nada que afete as vendas da montadora de motos. Desde o ano passado, quando começou a produzir um modelo em Manaus, no Amazonas, é a que mais cresce no Brasil.
– Em relação ao modelo 2009, foram muitas mudanças, o veículo passou por grandes melhorias – avalia o gerente da divisão de motos da concessionária Süd Motors, Regis Winter, representante da marca alemã no Estado.
Para quem conduziu modelos com dois ou mais anos de uso, muita coisa mudou nas GS. O número de cavalos passou de 105 para 110. Mas o que mais chama a atenção é a troca do comando de válvulas – a tradicional vareta deu lugar a um sistema roletado. O ronco do motor ficou mais grosso. Em baixa rotação, o barulho, mais parecido com o de um grilo, desapareceu. As mudanças foram muito bem aceitas no mercado. Apesar do preço de R$ 92 mil (para o Rio Grande do Sul), não raro a 1200 GS Adventure tem fila de espera.
Em 2009, a BMW vendeu pouco mais de 2 mil unidades no Brasil. No ano passado, até a primeira quinzena de dezembro, foram 3.682 modelos da marca bávara emplacados em território nacional. Entre os gaúchos, o aumento é ainda maior: dois anos atrás, foram 59 motocicletas da BMW vendidas. Em 2010, o número pulou para 142 e, em 2011, somente até abril, foram 51 modelos comercializados.
Parceria com a Dafra no Amazonas deu certo
Grande parte são as 1200 GS, moto-chefe da BMW no mundo todo. Mas, claro, o diferencial foi a G 650 GS, que no ano passado passou a ser fabricada em Manaus, com uma redução de preço de praticamente 50%. A BMW fez parceria com a Dafra, de quem “locou” parte da fábrica amazonense para produzir mil unidades do modelo. A parceria deu certo e, até o final de maio, chega às concessionárias mais uma alemã-amazonense: a F800R. Esse modelo já foi vendido por R$ 60 mil e, agora, custará R$ 38 mil.
Grande parte são as 1200 GS, moto-chefe da BMW no mundo todo. Mas, claro, o diferencial foi a G 650 GS, que no ano passado passou a ser fabricada em Manaus, com uma redução de preço de praticamente 50%. A BMW fez parceria com a Dafra, de quem “locou” parte da fábrica amazonense para produzir mil unidades do modelo. A parceria deu certo e, até o final de maio, chega às concessionárias mais uma alemã-amazonense: a F800R. Esse modelo já foi vendido por R$ 60 mil e, agora, custará R$ 38 mil.
Ainda em maio de 2011, a cúpula da BMW reúne-se em São Paulo para tratar de novas estratégias de produção.
– Não teve crise para o nosso mercado – comemora Winter.
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